segunda-feira, 29 de outubro de 2012



Atividade prática sobre a curva de demanda– 03/04/2012

Produto: Ovo de páscoa
                
            I - Ovos de chocolate: contexto histórico e econômico
A história do ovo de páscoa, da maneira que conhecemos hoje nos remete há muitos anos atrás. Foi no final do século XIV nos Estados Unidos que surgiram os primeiros modelos de ovos de chocolate. A multiplicidade de cores e embalagens são resquícios ainda mais antigos e originários de antigas civilizações como: Persas e Gauleses, estes, costumavam pintar ovos de animais no intuito de simbolizar uma era de renovações e renascimento.
Hoje, independente de razões religiosas, a simbologia do ovo de páscoa se estende para muito além, tornando-se um grande ícone para o período e um produto indispensável nas confraternizações anuais da semana santa. Deste modo, o ovo de chocolate foi transformado em um produto muito lucrativo e de alta movimentação financeira, levando-se em conta a elevação na demanda pelo produto e a consequente alta dos preços.

II - Mercado
No Amazonas as vendas do ovo de páscoa geram todos os anos inúmeras oportunidades de empregos, estas não se limitam apenas a sua fabricação, mas sim a toda a cadeia produtiva levando renda ao produtor de cacau até o vendedor temporário nos grandes supermercados da cidade. 
Segundo Girlene Medeiros, jornalista e editora do G1 amazonas, em Manaus a previsão para o crescimento nos lucros das vendas de ovos de chocolate em 2012 estava em torno de 10%,no entanto esta marca foi ultrapassada chegando a 15% antes mesmo do termino para o período das festas.

            III - A dinâmica da curva da demanda na sala de aula
Durante a atividade realizada nas aulas de Introdução a Economia o grupo trabalhou em torno das tentativas de vender um ovo de chocolate e através disso obter êxito na realização do gráfico da demanda pelo produto. O resultado deste trabalho está ilustrado no gráfico 1 e na tabela 1, as quais traduzem as informações de quantidade demandada e peço do produto ofertado.   


Ovos de Chocolate.
Tentativas
Preço
Quantidade
        A
10
31
        B
15
19
        C
20
19
        D
24
13
        E
30
6






Tabela 1 – Escala da demanda deovos de chocolate na sala de aula ( 03/04/2012)






Gráfico 1 – Curva da demanda de chocolate na sala de aula ( 03/04/2012)

Alunos: Daniel Bezerra, Paulo Alves, Thales filizola, Aristide Mananga, Ramses, Rafael Albuquerque, Thais Brito.

Referências bibliográficas:
Jornal impresso; Diário do Amazonas, Economia pg 13. Domingo oito de abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário