Grandes Nomes


OS PRINCIPAIS NOMES DA ECONOMIA MUNDIAL

Há um consenso de que Teoria Econômica para muitos autores tenha iniciado em 1750 com Escola Fisiocrática, e/ ou de 1776, com a Riqueza das nações de Adam Smith.


Em períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética. Nesse sentido,a atividade econômica deveria se orientar de acordo com alguns princípios gerais de ética, justiça e igualdade. Os conceitos de troca, em Aristóteles, e o preço justo, em São Tomás de Aquino, a condenação dos juros ou da usura, encontravam suas justificativas em termos morais, não existindo um estudo sistemático das relações econômicas. Alguns precursores da história econômica darão contribuições importantes para mudar a maneira de exercer a economia,tais como Adam Smith, David Ricardo, John Stuart Mill, Jean Baptiste Say, Thomas Malthus, Alfred Marshall e Karl Marx.


Adam Smith (1973-1790)

É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações", a sua obra mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.







David Ricardo (1772-1823)

Considerado como um dos fundadores da escola clássica inglesa da economia política, juntamente com Adam Smith e Thomas Malthus, David Ricardo exerceu uma grande influência tanto sobre os economistas neoclássicos, como sobre os economistas marxistas, o que revela sua importância para o desenvolvimento da ciência econômica. Os temas presentes em suas obras incluem a teoria do valor-trabalho, a teoria da distribuição (as relações entre o lucro e os salários), o comércio internacional, temas monetários.




John Stuart Mill (1806-1873)
Foi um filósofo e economista inglês, e um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX. Foi um defensor do utilitarismo, a teoria ética proposta inicialmente por seu padrinho Jeremy Bentham.  Com doze anos, John iniciou um estudo intenso de lógica, lendo os tratados de lógica de Aristóteles no original. Nos anos seguintes foi introduzido na economia política e estudou Adam Smith e David Ricardo com seu pai, tendo acabado por completar a teoria econômica dos fatores de produção destes.


Jean Baptiste Say (1768-1832)

O professor de economia, jornalista, industrial e parlamentar francês Jean Baptiste Say retomou a obra de Smith, para corrigi-lá e ampliá-la. Deu atenção especial ao empresário e ao lucro.Subordinou o problema das trocas de mercadorias a sua produção e popularizou a camada Lei de Say. A oferta cria sua própria procura , ou seja, o aumento da produção transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços.


Thomas Malthus (1766-1834)

Malthus foi o primeiro economista a sistematizar a teoria geral sobre a população. Ao assinalar que o crescimento da população dependia rigidamente da oferta de alimentos, Malthus deu apoio à teoria dos salários de subsistência. Para Malthus, a causa de todos os males da sociedade residia no excesso populacional: enquanto a população crescia em progressão geométrica, a produção de alimentos seguia em progressão aritmética. Assim, o potencial da população excederia em muito o potencial da terra na produção de alimentos.





Teoria Neoclássica

O período neoclássico teve início na década de 1870 e desenvolveu-se até as primeiras décadas do século XX. Nesse período, privilegiam-se os aspectos microeconômicos da teoria, pois a crença na economia de mercado e em sua capacidade auto-reguladora fez com que não se preocupassem tanto com a política e o planejamento macroeconômico. Os neoclássicos sedimentaram o raciocínio matemático explícito inaugurado por Ricardo, procurando isolar os fatos econômicos de outros aspectos da realidade social.


Alfred Marshall (1842-1924)

O grande nome desse período foi Alfred Marshall. Seu livro, Princípios da Economia, publicado em 1890, serviu como livro-texto básico até a metade desse século. Outros economistas de destaque foram: William Jevons, Léon Walras, Eugene Böhm-Bawerk, Joseph Alois Schumpeter, Vilfredo Pareto, Arthur Pigou e Francis Edgeworth.





A Era Keynesiana

A era keynesiana iniciou-se com a publicação da Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda, de John Maynard Keynes (1883-1946), em 1936. Muitos autores descreveram o início da era keynesiana como a Revolução Keynesiana, tamanho impacto da sua obra. Keynes ocupou a cátedra que havia sido de Alfred Marshall na Universidade de Cambridge. Acadêmico respeitado, Keynes tinha também preocupações com as implicações práticas da Teoria Econômica.


O Marxismo

Karl Marx (1818-1883)

Uma das afirmações de Marx é que o valor da força de trabalho é determinado, como no caso de qualquer outra mercadoria, pelo tempo de trabalho necessário à produção e conseqüentemente à reprodução, desse artigo especial . Desenvolveu argumentos que mostram que o valor da força do trabalho se baseia nos insumos de trabalho necessário à subsistência e treinamento dos trabalhadores. O sistema capitalista, entretanto, obriga o trabalhador a vender mais tempo de trabalho do que o necessário para produzir valores equivalentes às suas necessidades de subsistência, aceitando as condições impostas pelo empregador por não dispor de fontes alternativas de renda.

Um comentário: