Curva da Demanda

Ovos de chocolate: contexto histórico e econômico

A historia do ovo de páscoa, da maneira que conhecemos hoje nos remete á muitos anos atrás. Foi no final do século XIV nos Estados Unidos que surgiram os primeiros modelos de ovos de chocolate. A multiplicidade de cores e embalagens são resquícios ainda mais antigos e originários de antigas civilizações como: Persas e Gauleses, estes, costumavam pintar ovos de animais no intuito de simbolizar uma era de renovações e renascimento.

Hoje, independente de razões religiosas a simbologia do ovo de páscoa se estende para muito além, tornando-se um grande ícone para o período e um produto indispensável nas confraternizações anuais da semana santa. Deste modo o ovo de chocolate foi transformado em um produto muito lucrativo e de alta movimentação financeira, levando-se em conta a elevação na demanda pelo produto e a conseqüente alta dos preços.

No amazonas as vendas do ovo de páscoa geram todos os anos inúmeras oportunidades de empregos, estas não se limitam apenas a sua fabricação, mas sim a toda a cadeia produtiva levando renda ao produtor de cacau até o vendedor temporário nos grandes supermercados da cidade. 
      
Em Manaus a previsão para o crescimento nos lucros das vendas de ovos de chocolate estava em torno de 10%, no entanto esta marca foi ultrapassada chegando a 15% antes mesmo do termino para o período das festas.

Durante a atividade realizada em sala no período das aulas de Introdução a Economia o grupo trabalhou em torno das tentativas de vender um ovo de chocolate e através disso obter êxito na realização do gráfico da demanda pelo produto. O resultado deste trabalho se encontra em forma de gráfico e tabela, traduzindo deste modo informações de quantidade demandada e peço do produto.


Resultado da atividade realizada em sala relativa a venda de um determinado produto.

Ovos de Chocolate.



Tabela relativa a demanda por ovos de chocolate por tentativas.



Tentativas
Preço
Quantidade
        A
10
31
        B
15
19
        C
20
19
        D
24
13
        E
30
6






Tabela 1 – Escala da demanda deovos de chocolate na sala de aula ( 03/04/2012)

Alunos: Daniel Bezerra, Paulo Alves, Thales filizola, Aristide Mananga, Ramsés Nascimento, Rafael Albuquerque, Thais Brito.




                                       
Referências bibliográficas:
Jornal impresso; Diário do Amazonas, Economia pg 13. Domingo oito de abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário