sexta-feira, 16 de março de 2012

Mirar no Publico Certo Cria Identificação entre Empresa e Consumidores


Você sabe em qual segmento vai atuar, mas já definiu que tipo de consumidor seu produto ou serviço vai atender? Definir o público-alvo é um passo essencial para o sucesso da empresa pois, somente quando se conhece o nicho de atuação e sua necessidade de consumo, a empresa é capaz de criar uma identificação com ele. 
Segundo o consultor do Sebrae-SP Marcelo Sinelli, não é possível uma empresa agradar ou satisfazer a todos os consumidores de um determinado segmento de mercado. Trabalhar com um nicho permite dar uma “cara” melhor ao negócio e otimizar os esforços. “Atender um público abrangente demais não dá certo. Os clientes não vão se identificar com a empresa”, afirma.
Descobrir quem é o seu público, no entanto, é uma tarefa trabalhosa. Para dar dicas de como conhecer e definir o público, foram entrevistados especialistas e consultores na área que estabeleceram cinco passos básicos.
O primeiro é pesquisar o funcionamento do setor de atuação em que a empresa pretende ingressar. Ao visitar concorrentes e levantar informações o empreendedor pode encontrar alguma necessidade não atendida dos consumidores que signifique uma demanda importante. Se o seu o produto ou serviço contemplar essa necessidade, será um diferencial que pode abrir oportunidades e gerar vendas.  “É importante se informar ao máximo, não dá para abrir negócio no achismo”, diz o consultor.
PESQUISA:
Levante o máximo de informações possíveis sobre o segmento no qual deseja ingressar e estude seus concorrentes. Isso ajuda a identificar necessidades não atendidas pelo mercado que podem criar um diferencial para sua empresa.
PÚBLICO:
Estude e converse com consumidores potenciais do seu produto. Descubra o quanto eles podem pagar, onde eles se concentram em maioria e qual o volume de procura que eles apresentam.
DIFERENCIAIS:
Determine alguns elementos do seu produto que serão nota dez o diferenciarão da concorrência. São por estes fatores que o público escolherá comprar da sua empresa e não do concorrente. Nos demais elementos, permaneça na média oferecida pelo mercado.
COERÊNCIA:
Escolha fornecedores e perfis de profissionais que possam proporcionar a entrega do produto que você se propôs a vender. Se o seu diferencial é a rapidez, por exemplo, dê preferência a profissionais ágeis.
ESTRUTURA:
Identifique se há espaços não preenchidos ou carência em alguma área da empresa. Deixar lacunas na estrutura da empresa pode comprometer o produto final oferecido ao público.

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